Entrevista com Bruno Novaes, o criador do documentário ‘ilifestyle’

bruno-novaes-ilifestyle-total-liberdade (Custom)

Eu já trabalho em casa há alguns anos e não trocaria esse estilo de vida por nada no mundo. Trabalhar de pijama, na hora que quero, ter liberdade para viajar levando um laptop e continuar com meus negócios, não pegar trânsito ou aguentar chefes chatos é um sonho para mim.

Quando vi o documentário Ilifestyle, que conta a história de 7 empreendedores digitais, vi que precisava compartilhar com o mundo. Ele tem 1 hora e mostra um pouco do estilo de vida, problemas, preconceitos, dificuldades e vantagens dos que escolheram essa vida. Os 7 escolhidos também dão várias dicas para quem está começando na área.

Entrei em contato com o Bruno Novaes, o criador do filme que gentilmente nos concedeu uma entrevista e nada melhor que divulgá-la hoje, Dia do Trabalho. Confira:

Qual a sua formação profissional? É algo ligado com a internet?

Bruno: Primeiramente obrigado pelo convide.  Quanto à pergunta, a resposta é sim. Minha graduação é na área de tecnologia, mas minha pós é na área administrativa. Antes mesmo de me formar na faculdade percebi que minha vocação era o empreendedorismo. Fundei minha primeira empresa com um amigo de turma e foquei meus estudos posteriores na área de gestão e comportamento empreendedor.

De onde veio a ideia de criar o blog Total Liberdade e o filme iLifestyle?  Eles foram fundados ao mesmo tempo?

Bruno: O iLifestyle veio primeiro. Eu assisti uma entrevista do Érico Rocha, um empreendedor digital bastante conhecido, com outro empreendedor americano que produziu um documentário e criou todo um negócio em torno dele. Eu achei fantástica a ideia e repliquei-a no Brasil. Principalmente porque eu sempre tive esse desejo de mostrar a todos esta oportunidade de negócio. É um modelo que pode mudar vidas. O Total Liberdade surgiu junto com a necessidade de aprofundar neste modelo de negócio e ensinar a qualquer pessoa como se tornar um empreendedor digital.

É um modelo que pode mudar vidas.

Mesmo antes de criar o blog e o filme, você já trabalhava na área?

Bruno: Eu apostei em algumas startups, mas meu negócio principal era uma agência de publicidade. Quando resolvi dar o próximo passo e “mostrar a cara” no mundo do Internet Marketing, optei por me desligar dela. Assim poderia focar nos meus projetos online sem me preocupar em como isto poderia afetar a agência e vice-versa.

reecontro (Custom) (2)

Como você escolheu os 7 profissionais que aparecem no iLifestyle?

Bruno: Foi um misto de proximidade, história de vida individual de cada um e resultado já alcançado. A proximidade com alguns deles iria me ajudar na conclusão da maioria das entrevistas. As boas histórias individuais como a do Fabiano Silva criariam boas conexões com o expectador e o resultado alcançado por todos eles precisava ser inquestionável. Estes foram os pré-requisitos no momento da escolha.

No filme é deixado claro que o começo é difícil, que exige muito trabalho. Você acha que aquelas propagandas de ganhe R$12964 em 1 hora prejudicam o ramo?

Bruno: Eu acho válido se o objetivo delas é chamar a atenção para um anúncio ou gerar uma inscrição, mas nunca como uma promessa. É preciso deixar claro que existe todo um processo antes de chegar nesta “1 hora”. É preciso construir um verdadeiro negócio e ser um empreendedor experiente para alcançar resultados como este. Alguém que faz mais de 5 dígitos em uma hora, ou já está neste ramo há alguns anos, ou já é um empreendedor experiente.

Em relação a preconceitos, comentários de familiares dizendo para arrumar emprego ou fazer concurso público ou ao fato das pessoas acharem que quem trabalha em casa não trabalha de verdade, que está sempre disponível, o que você tem a dizer?

Bruno: Estive recentemente num evento em que todos os grandes do mercado estavam presentes. Todos eles ainda têm este problema (risos). Mesmo com negócio consolidados, ainda escutam este tipo de frase. Basear um negócio na internet é algo muito recente. Quem está do “lado de fora” não compreende como isto é possível. Tim Ferris do livro Trabalhe 4 Horas por Semana, sem paciência para explicar como seu negócio funciona, diz para os outros que vende drogas (risos).

Eu trabalho em casa e vivo de internet também e para começar, é necessária muita vontade. Mas muita vontade mesmo, já que você tem outro emprego, chega cansado em casa e precisa começar outro trabalho. Você acha que esse é o maior fator de sucesso ou desistência?

Bruno: Para aqueles que têm a disciplina necessária para criar um negócio, mesmo trabalhado 8 horas por dia, este é um fator de sucesso. Persistência e perseverança são dois atributos chave para empreendedores de alta performance. Para aqueles que têm como ponto fraco estes atributos, este fator acaba por desmotivá-los. Mas a boa notícia é: todas as habilidades necessárias para tornar uma pessoa comum em um empreendedor bem sucedido podem ser desenvolvidas. Basta ter ciência dos seus pontos fracos e trabalhá-los.

A maioria das pessoas que trabalha no meio quer ajudar pessoas a resolverem problemas. Mas a população, principalmente brasileira, acredita que tudo na internet deve ser gratuito e que se cobramos, não estamos ajudando. Qual a sua opinião sobre o tema?

Bruno: Todo negócio precisa resolver um problema. Seja ele online ou não. Eu falo isto bastante nos treinamentos do Total Liberdade. Isto existe desde quando a permuta surgiu, milhares de anos atrás. E ainda hoje agimos da mesma forma. Resolver um problema é um pré-requisito para qualquer empreendimento. Quando falamos sobre vender informação pela web, que é a tendência atual, precisamos enfrentar um mar de conteúdo gratuito. Entretanto, são tantas informações e em tantos lugares, que isso dificulta a aprendizagem. As pessoas não sabem por onde começar e em quem confiar. Por isso o que você deve vender é a estruturação destas informações. Você deve vender o tempo que gastou. Suas horas pesquisando e organizando tudo. E se você detiver algum conhecimento exclusivo, melhor ainda.

Recomendaria algum livro ou curso para quem está começando agora?

Bruno:  A Startup de $100. Este livro é obrigatório para quem deseja criar um negócio de sucesso na web. Os treinamentos do Total Liberdade seguem o mesmo modelo deste livro, unindo empreendedorismo e modelos de negócio que garantam liberdade. Sou suspeito para indicar, mas garanto que não existe treinamento como o nosso atualmente. A maioria deles foca na utilização das ferramentas, o que também é importante, mas só no Total Liberdade você vai aprender a utilizar estas ferramentas para criar um negócio realmente lucrativo.

Gostaria de acrescentar ou recomendar algo aos leitores?

Comece antes de achar que está preparado(a). Porque você NUNCA vai se sentir 100% preparado(a)!

Confira o trailer do filme:

E para assistir o filme completo e gratuitamente, clique AQUI!


Alexandre Chollet115 Posts

Blogueiro, escritor, e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register