Entenda o sucesso da dieta Viking

Dieta-viking

É de conhecimento geral que os escandinavos possuem os melhores indicadores de longevidade e qualidade de vida. A novidade é que a publicação dos mais recentes estudos na área da saúde e nutrição, intensificam a teoria de que a alimentação adotada na terra dos vikings é uma das melhores e tem reflexos importantes na saúde do povo escandinavo.

Se você nunca ouviu falar sobre a dieta viking, você pode estar se perguntando que loucura deve ser esta do momento. Na verdade, apesar dos costumes nórdicos serem bem diferentes dos nossos, quando se trata de hábitos alimentares, o que se verifica é que o padrão alimentar nórdico prioriza abundância de alimentos frescos.

Recentemente, em artigo publicado pela Harvard Health Publications, da Harvard Medical School, os pesquisadores destacaram os diversos benefícios e fizeram uma relação inclusive sobre alguns pontos similares com a Dieta Mediterrânea. Um ponto o fato da dieta priorizar alimentos da estação, peixes gordos como o salmão, frutas vermelhas, batatas, cenouras e leguminosas como ervilhas e feijões.

Segundo o médico e pesquisador na área de nutrição, o Dr Patrick Rocha, pelo fato de ser uma dieta que propõe a diminuição de alimentos processados (industriais), e também não coloca os carboidratos refinados na alimentação, isso a torna mais saudável do que a dieta padrão de baixa gordura e alto carboidratos.

“A presença de proteínas de alto valor biológico (peixes), frutas vermelhas, além de vegetais (hortaliças e legumes) são alguns dos pontos fortes dessa alimentação. As principais vantagens da dieta Nórdica é adotar uma alimentação mais natural e menos processada, enfatizando proteínas de alto valor biológico (peixes) e carboidratos fibrosos (hortaliças)”, destaca Rocha.

Apesar dos diversos benefícios, o Dr. Patrick Rocha destaca que uma das dificuldades ao aplicar este tipo de orientação alimentar, se refere a adequá-la a realidade do brasileiro. Entre os pontos críticos, destaca o fato de grande parcela da população não ter acesso a determinados alimentos priorizados na dieta nórdica a valores razoáveis, mas que o ponto central desta orientação é focar em alimentos naturais e evitar os industrializados.


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