Entenda as causas do sentimento de cansaço e sono excessivo

cansado

Algumas pessoas reclamam que estão sentindo-se muito sonolentas, como se já acordassem com sono e ele as acompanhasse diariamente. Essas pessoas afirmam ainda que não importa o quanto durmam, esse sono nunca desaparece. Nesses relatos é comum percebermos que o interesse dessas pessoas pelas atividades cotidianas desaparece ou diminui drasticamente. Geralmente são pessoas que reclamam com muita frequência sobre seu cansaço físico, mesmo que não tenham praticado nenhuma atividade intensa.

Se você se identificou com esses relatos, esse artigo é para você. Nele reflito acerca dos principais motivos do sono ou do cansaço em excesso. Esses motivos podem estar fazendo com que você sinta-se dessa forma, por isso devem ser levados em consideração.

piada-sono

As pessoas que sentem demasiadamente cansadas podem relatar que dormem bastante, porém ainda acordam sentindo-se muito cansadas, como se tivessem dormido muito pouco ou até mesmo como se não tivessem dormido nada. Na verdade a quantidade de sono não é tão importante quanto a qualidade desse sono. A qualidade do sono deve sempre ser levada em consideração, mais do que sua quantidade. É possível dormir pouco e com qualidade e acordar muito bem, ou dormir muito mas sem qualidade alguma e acordar pior do que você estava quando foi dormir.

A qualidade do sono está relacionado com o seu nível de estresse, ansiedade e preocupações que você leva para a cama. No momento do sono é preciso desvincular-se de tudo isso para que seja possível ter uma boa qualidade de sono. Dormir com algum tipo de luz, por menor que ela seja, no quarto, como a luz de um aparelho eletrônico por exemplo, já é o suficiente para diminuir a qualidade do seu sono. É interessante ter poucos aparelhos eletrônicos no quarto na hora de dormir e principalmente deixar o quarto o mais escuro e silencioso possível, para que dessa forma você tenha a qualidade necessária para descansar.

As preocupações diárias podem fazer com que o seu sono não seja satisfatório, fazendo até mesmo que você sonhe com elas, tendo assim um pesadelo, que pode atrapalhar completamente o seu dormir. As causas externas, como o barulho, podem diminuir drasticamente a qualidade do sono fazendo com que você acorde sentindo-se demasiadamente cansado. Tudo que faz com que você acorde muitas vezes a noite pode ser prejudicial. É preciso ter um bom preparo para que seja possível dormir adequadamente. Caso essas precauções sejam tomadas mas você continuar sentindo-se demasiadamente cansado e com sono em excesso durante o dia, é preciso buscar outas causas.

dormir-bem

Uma outra causa muito comum do sono excessivo está relacionada a quantidade de sono durante a noite. Apesar de não serem tão relevantes quanto a qualidade, elas devem ser levadas em consideração. As pessoas têm diferentes necessidades de horas de sono, limitar ou exceder essas horas também pode fazer com que você sinta-se cansado durante o dia. É preciso encontrar a quantidade de tempo necessário para que você durma e acorde sentindo-se bem. Isso pode ser de 4 horas por noite ou ate 12 horas, dependendo do seu organismo.

O sentimento de cansaço excessivo, perda de interesse pelas coisas e falta de vontade de realizar as atividades cotidianas também pode estar relacionado a alguma patologia. O estresse e a depressão, por exemplo, podem fazer com que você tenha esse sentimento de cansaço excessivo, vontade de ficar somente na cama, sem disposição para realizar as atividades que antes te traziam prazer. Neste caso a busca por um profissional da saúde é imprescindível.

Dentre outras causas uma má alimentação pode também fazer com que esses sintomas apareçam. Seja por não alimentar-se adequadamente ou por alimentar-se demasiadamente antes de dormir, que também pode influenciar no sono. A falta de atividade física, ou seja, uma vida sedentária pode fazer com que você sinta-se cansado também, pois influencia diretamente no seu sono.

homem-dormindo

Como é possível perceber, os motivos do sentimento de cansaço excessivo durante o dia são inúmeros, existindo ainda muitos outros. Caso você sinta que esse tipo de sentimento está realmente atrapalhando a sua vida, talvez seja o caso de buscar auxílio com um profissional da área de saúde, tendo em mente que você precisará modificar alguns de seus comportamentos para sentir-se novamente bem. Evite se automedicar ou buscar meios mais fáceis de resolver somente os sintomas. É preciso encontrar a causa desse sono excessivo e modificá-la. Somente assim você não sentirá os sintomas novamente.


Leonardo Luchetta503 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register