Dicas para você parar de se comparar com os outros

se-comparando

Em determinados momentos é comum começarmos a nos comparar com as outras pessoas, principalmente pessoas mais bem-sucedidas ou que fazem aquilo que nós gostaríamos de estar fazendo.

O problema é que às vezes essa comparação faz com que tenhamos sentimentos negativos, como se o outro fosse “melhor” do que a gente, ou como se não fossemos capazes de conseguir o que o outro conseguiu.

Quando a comparação vai para o lado negativo com muita frequência, você precisa fazer algo para mudar isso e parar de se comprar com o outros. Para te ajudar, separei algumas dicas do que você deve fazer:

Saiba quem você é

A primeira coisa que você tem que fazer é passar a pensar mais em você do que no outro. Geralmente quando começamos a nos comparar com outras pessoas (e gostaríamos de ser como elas), nós esquecemos de pensar em nós e passamos apenas a pensar no outro. Quando vemos que alguém tem alguma qualidade (que nós não temos), nós pensamos que gostaríamos de ser iguais.

Mas no lugar de fazer isso, devemos pensar nas nossas qualidades e saber que cada um é diferente do outro. Ou seja, ela tem aquela qualidade, você tem outra. E é por isso que vocês conseguem conviver. (As vezes você tem algumas qualidades que o outro não tem).

Portanto, no lugar de se comparar com o outro, passe a perceber as suas qualidades e potencialidades e foque-se mais em você do que no outro. Lembre-se que você é mais do que você se reconhece!

gato-leao

Entenda que cada um é único

Nós estamos cansados de saber isso. Mas nós nem sempre acreditamos realmente nisso. Por isso, você precisa ter em mente que cada um tem uma história de vida, cada um tem uma forma de lidar com as situações e cada pessoa vivencia as coisas de uma maneira única.

Por isso você é de um jeito e a outra pessoa é de outro. E essa diferença é essencial.

Você não precisa ser igual a outra pessoa, você precisa ser você.

É claro que você precisa se desenvolver, se autoconhecer e tentar ser a melhor versão possível de você mesmo. Mas você tem que fazer isso para VOCÊ, não para ser igual a outra pessoa.

Perceba todo o contexto

As vezes nós vemos a vida do outro e tentamos nos colocar no lugar dele. Gostaríamos de ganhar tanto quanto ele, de ter uma casa maior ou que nossos filhos fossem iguais aos filhos dele e assim por diante.

Nesses momentos, nós geralmente vemos apenas as partes positivas (e queremos elas para nossas vidas). Mas nós esquecemos de pensar sobre tudo o que essa pessoa fez para chegar onde está. Nós esquecemos de pensar sobre tudo o que ela já sofreu, para ser quem ela é. E principalmente nós esquecemos que também existem pontos negativos na vida dela (que nós não iríamos querer para nós).

Portanto, no lugar de querer ter o que o outro tem, se comparando com ele, tente descobrir o que você tem, o que você já fez e o que você pode fazer para melhorar a sua vida. Assim, no lugar de comparar você irá começar a trabalhar para conquistar.

homem-sem-trabalho-malhado

Pare de comparar e comece a agir.

Quando a comparação nos traz sentimentos negativos, nós passamos muito tempo pensando sobre essa comparação e sofrendo, nos esquecendo de agir para modificar o que está nos fazendo mal.

Portanto, se existe algo na sua vida que você queira mudar, não é se comparando com o outro que você irá mudar. Você precisa buscar estratégias para alcanças as mudanças. Então, pare de olhar para a vida dos outros e comece a buscar maneiras de melhorar a sua própria vida, para que os outros passem a se comparar com você.


Leonardo Luchetta404 Posts

Escreve artigos para a internet na metade do tempo. Na outra metade se prepara para tornar-se psicólogo clínico. Nas horas vagas, vaga!

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register