Dicas para organizar uma festa junina

Pinhão, quentão, pipoca, amendoim… Só pensar nesses ingredientes deu água na boca? Então não perca tempo e comece agora mesmo a organizar uma festa junina para sua família ou amigos! Confira nossas dicas.

Inicie o planejamento

Quando decidem fazer uma festa, muitas pessoas já partem para a ação. Porém, é importante que o primeiro passo seja o planejamento. Ele deverá ser feito por escrito, com calma, pensando em todos os detalhes.

Para que não falte comida ou bebida e para que todos sejam recebidos com segurança e conforto, é preciso determinar o número de convidados. Em seguida, defina o valor máximo que você poderá gastar com toda a festa junina. Porém, é importante deixar uma reserva para imprevistos.

Determine também o perfil da festa. Será estritamente familiar? Restrito aos amigos? O formato será quermesse, com barracas, ou fechado na garagem ou salão de festas de sua casa ou condomínio? Defina os aspectos gerais para poder partir para o próximo passo, onde começam os detalhamentos.

Local, data e horário

O local onde acontecerá sua festa junina deverá acomodar os convidados com conforto e segurança. É preciso ter as instalações adequadas, com banheiros suficientes para o número de participantes, boa infraestrutura, iluminação e fácil acesso.

A data também é um ponto importante. É preciso verificar se no dia não acontecerá um evento que poderá gerar concorrência com sua festa. Se houver um show de cantores famosos que seus convidados adoram, por exemplo, mude a sua programação.

Se você for utilizar o dinheiro do seu salário para a comemoração ou decidir cobrar entrada, é recomendável programar a festa para logo após o quinto dia útil.  O horário deverá ser estipulado de acordo com o perfil dos participantes. É diferente programar uma festa que inclui muitas crianças de uma comemoração com convidados adultos, solteiros ou casais sem filhos.

A cobrança de ingressos

Você pode arcar com as despesas de sua festa junina ou pode responsabilizar cada pessoa ou grupo com determinadas atividades. Os homens podem trazer a bebida, por exemplo, e as mulheres ficarão a cargo das comidas, como acontecia em nossas festas de adolescência, ou a divisão das funções pode acontecer de acordo com a afinidade (especialmente se um amigo seu fizer um bolo de fubá delicioso).

A festa também pode ser beneficente, com arrecadação de alimentos ou agasalhos para os necessitados. Assim, você deverá destinar um espaço de destaque para as arrecadações.

Se você decidir comprar tudo e vender ingressos, a venda pode ser antecipada. Assim, você poderá estimar com mais exatidão a quantidade de participantes. Na hora, cobre a mais.

Divulgação

Você poderá fazer a divulgação boca a boca, mas é bacana fazer convites (impressos ou online). Também é possível criar um evento no Facebook para sua festa junina, para que os convidados possam confirmar presença e começar a interação antecipadamente.

Música

Para que sua festa junina tenha muita diversão, é preciso separar com cuidado as músicas que farão parte da playlist. Não é muito difícil encontrar canções típicas para essa ocasião, você encontra facilmente na internet e pode fazer download.

As melodias de Luiz Gonzaga são ótimas para a festa, assim como os ritmos forró e quadrilha. Interpretações de trio, quadrilha e sanfona também são apreciadas. Para festas com criança, não podem faltar algumas músicas infantis, assim como baladas eletrônicas para os jovens presentes. Destine alguém para se responsabilizar pelo som.

Comes e bebes

Os comes e bebes de festa junina são umas das maiores atrações (para não dizer a maior!). Portanto, é preciso caprichar neste quesito, onde não poderão faltar pratos típicos, como: amendoim torrado, cachorro-quente, pipoca, churrasquinho, broa de fubá, arroz doce, bolo de milho, canjica, maçã do amor, pamonha, paçoca, pé de moleque, pinhão, quentão, sucos, refrigerantes e pratos regionais.

Decoração da festa

Tudo pode estar muito gostoso, mas será melhor ainda se estiver em um ambiente bem organizado e decorado. Então, capriche na decoração do ambiente. Você poderá utilizar tecidos como chita e xadrez, colocar bandeirinhas e chapéus de palha…

Não pode faltar a fogueira, que poderá ser acesa com lenha, na parte externa. Se não puder fazer de forma natural, improvise com papel celofane vermelho e madeira.

Não se esqueça de colocar plaquinhas de identificação nos pratos de comida (onde for necessário) e nos banheiros. Capriche, pois elas farão parte da decoração.

Os trajes

Sua festa junina ficará muito mais divertida se você pedir para seus convidados virem trajados com roupas típicas. Os homens poderão usar camisa xadrez e calça jeans com costuras de retalho, além de tênis ou botas. O chapéu e um lenço podem completar o traje, mas ainda falta a maquiagem, com barba e bigode feitos a lápis preto.

Os trajes típicos femininos se caracterizam por vestidos, normalmente estampados, sandália ou bota. Os acessórios são variados, podendo ser chapéu, lenço, flores no cabelo ou simplesmente tranças. A maquiagem padrão inclui círculos vermelhos repletos de pintas pretas.

Vale lembrar que a equipe também deve utilizar o traje típico, como forma de incentivo e para tudo ficar mais bonito, colorido e divertido.

Recreação

Os convidados da festa junina podem comer, beber, dançar e conversar. Mas, para a festa se tornar a atração do ano na região, não poderá faltar recreação para os participantes.

Você poderá disponibilizar jogos como tiro ao alvo, acertar a boca do palhaço, jogo de argolas, pescaria, correio elegante, bingo, cadeia, baralho, dominó, pula, pula, cama elástica, etc. São muitas opções, sendo que a maioria delas pode ser preparada em casa, com pouco investimento.

Quadrilha

Para finalizar nossas dicas de como organizar uma festa junina, sugerimos que você organize uma quadrilha. É um dança típica das festas de São João, que inclui vários pares de casais.

Ela começa com a celebração fictícia de um casamento, com o noivo sendo arrastado pelo delegado. O pai da noiva é um fazendeiro que obriga sua filha a se casar. O casamento é forçado porque a donzela fugiu com o namorado. Então, os noivos até então não estão muito contentes. Porém, findo o ato, começa a quadrilha, sinônimo de dança com alegria.

Converse com alguns casais e treinem os passos tradicionais, sem deixar de incluir a cobra (é mentira!) e a ponte quebrou (já consertou!). Será imperdível.


Tudo Para Homens539 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register