Dicas para evitar assaltos e roubos durante o Réveillon

festa-reveillon

Para quem vai viajar no Réveillon, todo cuidado é pouco quando o assunto é assalto ou roubo. O aumento do fluxo de pessoas nas cidades e hotéis do país se torna um cenário perfeito para ação de assaltantes, principalmente em locais públicos como praias e parques.

Para garantir a segurança da sua viagem, André Martha, especialista em segurança no GRUPO GR, separou algumas dicas para evitar roubos, furtos e afins. As dicas foram selecionadas com base em pesquisas de campo e estudos de casos recorrentes.

DICAS DE SEGURANÇA

NO HOTEL

– No momento do check-in ou check-out, procure deixar sua bagagem com um funcionário ou coloque-a entre você e o balcão da recepção.

– Ao fazer suas refeições, prefira deixar seus pertences no apartamento. Se preferir, solicite que sejam guardados no bagageiro do hotel por algum funcionário enquanto você se alimenta com tranquilidade.

– Não deixe sua carteira, celular ou outros pertences sobre a mesa ou cadeira.

– Ao utilizar a área comum do hotel, mantenha seus pertences sob sua vigilância. Jamais os coloque ao lado ou atrás de seu assento, nem se distancie deles.

– No caso de receber visitas no quarto onde estiver hospedado, é imprescindível o preenchimento da ficha do visitante.

– Quando quiser sair, peça informações aos funcionários do hotel. Eles ajudarão com boas sugestões de passeios e restaurantes, bem localizados e seguros.

– Se estiver participando ou promovendo algum evento no hotel, estabeleça a utilização de crachás entre os participantes. Ao se ausentar da sala, certifique-se de que as portas ficarão fechadas. Antes e durante o evento, converse com o quadro de seguranças do hotel.

– Utilize o cofre colocado à disposição em seu quarto.

– Evite falar de assuntos importantes perto de pessoas estranhas, principalmente se envolver valores. – Se fizer o check-out antes de efetivamente retornar ao local de origem, mantenha a bagagem no hotel e termine seus afazeres, então retorne para pegá-la antes de viajar.

PARA APROVEITAR A VIAGEM

EM LOCAIS PÚBLICOS – NAS RUAS

– Evite andar por ruas, calçadões e praças mal iluminadas ou em horário muito avançado, principalmente em locais desconhecidos, pois estes são os pontos preferidos pelos meliantes que se aproveitam das condições para atacar suas vítimas.

– Caso precise pedir informações, procure alguém autorizado ou dirija-se a um balcão de informações.

– Não peça ajuda ou informações para pessoas estranhas, procure se informar sobre o local visitado com gente de confiança (recepção dos hotéis ou dono do imóvel locado) antes de sair.

– Não reaja durante um assalto. Mantenha-se calmo(a), por mais difícil que possa ser.

– Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade. – Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos.

– Não use bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro.

– Lembre-se de que o assaltante está atrás do dinheiro ou pertence de valor e costuma atirar somente quando fica assustado ou acuado, principalmente diante de uma reação da vítima.

– Nunca demonstre que está procurando um endereço. Bandidos se aproveitam de quem está perdido ou desatento.

– Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras, celulares, tablets, colares, etc.

– Evite transitar em ruas ou praças mal iluminadas.

– Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

– Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito.

– Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa ou local de trabalho.

DURANTE AS COMPRAS

– Procure não ir sozinho às compras. Se possível, leve alguém para acompanhá-lo, é mais seguro.

– Nunca deixe sua bolsa ou compras em locais onde possam ser roubados (balcões, mesas, guichês, etc.).

– Prefira pagar suas contas com cartão ou cheque. Assim você não precisa portar grandes quantias em dinheiro.

– Procure não entrar em lojas muito cheias. Faça suas compras em horários de menor movimento.

– Evite carregar muitos pacotes, para não ocupar as duas mãos.

– Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, barracas de camelôs, etc.

– No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.

EM CAIXAS ELETRÔNICOS

– Não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes, como senha de seu cartão magnético.

– Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas, que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras.

– Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, se dirija somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.

– Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos.

– Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.

– Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados.

– Evite fazer saques à noite.

– Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico. – Não guarde o cartão bancário e a senha no mesmo lugar, e não os entregue a estranhos. O ideal é memorizar a senha.

– Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.

– Verifique sempre se o equipamento está funcionando antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.


Tudo Para Homens539 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register