Dicas para conseguir ler com mais frequência

man-reading-book

Conseguir ler com mais frequência é o objetivo de muitos homens, principalmente para aqueles que percebem a leitura como algo prazeroso. Porém, em algum momento da vida dos amantes pela leitura, podem existir alguns problemas que acabam fazendo com que a frequência de leitura diminua drasticamente, seja por falta de tempo, cansaço, trabalhos, estudos ou até mesmo a desmotivação para ler um livro.

Por isso, resolvi escrever esse artigo com algumas dicas para quem quer desenvolver o hábito de ler com mais frequência. Confira as oito dicas:

kobo-livroEncontre o meio que mais lhe dá prazer para a leitura.

Atualmente temos diversos meios eletrônicos, além dos livros, que nos permitem ler. Algumas pessoas afirmam que sentem realmente a leitura quando pegam o livro e o manuseiam para uma leitura “mais completa”, enquanto outras não veem problemas em ler pelos tablets, computadores e até mesmo smartphones. Então, para aproveitar verdadeiramente a leitura, encontre o meio que mais lhe traz prazer, facilitando assim que você realmente apreciei a leitura.

Desligue-se dos outros estímulos e concentre-se na leitura.

Essa pode ser a dica mais difícil. Estamos acostumamos a ficar com o celular na mão o tempo todo, abrindo e-mails, acessando as redes sociais, recebendo notificações e assim por diante. Isso faz com que tenhamos mais dificuldades em nos concentrar para realizar algo, principalmente para ler. Então a dica mais difícil, e uma das mais importantes, é desligar-se de todos os outros estímulos e voltar sua atenção somente para o que você está lendo, assim você aproveita a leitura e entende realmente a história. Chamamos isso de “entregar-se verdadeiramente à leitura”.

Faça pausas entre as leituras.

Outra dica importante é fazer algumas pausas entre as leituras. Evite tentar ler um capítulo inteiro de uma só vez ou ler por muitas horas seguidas sem fazer pausas. Essas pausas servem para descansar os olhos (que podem ter uma “overdose” dando dor de cabeça e prejudicando a sua visão), como também servem para você conseguir absorver a leitura e refletir sobre o que foi lido, dando mais motivação para continuar a ler e conhecer o restante da história.

Para saber melhor como cultivar o hábito da leitura sem provocar danos à sua visão durante a leitura, já escrevi sobre isso por aqui.

Tenha um local somente para ler.

Separe um local na sua casa onde você consiga diminuir os estímulos externos como televisão e computados, para que nesse local seja feita a sua leitura. Esse local precisa ter uma boa iluminação e precisa ser confortável, pois você ficará um bom tempo lendo lá. Com o tempo, esse local acaba sendo um reforçador positivo para você e sempre que você for lá, você ira sentir vontade de ler. Por isso deve ser um local prazeroso.

As bibliotecas geralmente despertam esse desejo.

Encontre livros e histórias que te motivem a ler.man-reading-book

Gostar de ler não significa curtir qualquer coisa. Então, para ter uma boa frequência de leitura, é preciso encontrar histórias e livros que façam sentido para você e te tragam prazer, assim, fica muito mais fácil motivar-se para continuar lendo e chegar até o fim com sua leitura. Para isso, é preciso pesquisar muito e buscar por histórias que irão fazer com que você se interesse. Opções não faltam, basta apenas procurá-las.

Cuidado com as leituras obrigatórias.

Algo que pode prejudicar e muito a sua frequência de leitura são as leituras obrigatórias. São aquelas leituras que somos obrigados a ler para fazer algo. Seja um livro que você precisa ler para fazer um resumo, um artigo que você precisa ler para produzir um trabalho ou um apresentação oral e assim por diante. Dificilmente essas leituras irão trazer algum tipo de prazer e isso pode ser associado à falta de vontade de ler algo. Então aprenda a separar o que é leitura obrigatória e o que é leitura por prazer.

Estabeleça horários para leitura.

Essa é uma das dicas mais importantes. Quando você separa um horário do seu dia somente para a leitura, você consegue desenvolver aos poucos a necessidade e a motivação para continuar lendo. A quantidade de tempo separado para a leitura depende apenas de você, pode ser apenas 15 minutos em um horário específico, mas você precisa ler esses 15 minutos.

Assim você consegue ler e sentir prazer sabendo que está fazendo algo bom para você. É preciso separar esse tempo e seguir a risca o que você quer fazer, para que isso torne-se um habito. Você irá se impressionar com o quanto pode ler em apenas 15 minutos. Dá para ler muitos livros por ano separando esse tempinho para a leitura.

Inicie a leitura.

Uma das maiores dificuldades em ler um livro é iniciar a leitura. O ato de pegar o livro e começar a ler pode ser muito difícil, principalmente quando sabemos que vamos sentir vontade de continuar lendo (isso acontece até mesmo quanto já começamos a ler, mas fizemos uma pausa ou deixamos para continuar no dia seguinte). Dessa forma, você precisa exercer o costume de realmente iniciar a leitura. Pegue o livro e comece a ler sem pretensões. Aos poucos isso começará a ser mais natural e comum para você.

boy-reading-book

Aprender a iniciar a leitura é a melhor forma de aumentar a sua frequência de leitura, pois assim você consegue motivar-se cada vez mais para terminar a história que iniciou ou começar uma outra.


Leonardo Luchetta481 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register