Conheça os golpes mais comuns em viagens

Viagem

Sem conhecer a língua, os preços e os costumes locais, turistas viram presas fáceis de pessoas desonestas que aproveitam diferentes situações para aplicar golpes. Em uma próxima viagem, tome cuidado para não acabar caindo em um deles.

Conheça as pegadinhas mais frequentes aplicadas aos viajantes, tanto no Brasil como no resto do mundo, listadas pelo site Lonely Planet.

Itens a mais na conta
Uma das pegadinhas favoritas para tirar proveito de turistas em bares e restaurantes é adicionar à conta itens que não foram consumidos. Fique atento e confira bem se a soma total coincide com o que você pediu.

Apartamentos “fantasma”
Alugar um apartamento pode ser uma boa alternativa para a sua estadia durante uma viagem. Mas na hora de reservar pela internet, use agências confiáveis com boas referências, e não faça transferências internacionais ou depósitos sem ter certeza de que o apartamento em questão existe. Golpes em que supostos proprietários dizem estar viajando pela África e pedem envio de dinheiro para mandar as chaves são muito comuns e acabam num grande desgosto.

Cartões de crédito clonados
Turistas são vítimas frequentes de clonadores de cartões de crédito, culpados de contas assustadoras e inesperadas. Durante suas viagens, tente evitar ao máximo pagar com cartão de crédito, principalmente em lugares de difícil rastreamento, e use dinheiro tirado em caixas eletrônicos de confiança.

Armários inseguros
Especialmente em viagens de mochilão, há momentos em que é preciso pensar com cuidado em onde deixar suas coisas em segurança. Albergues, estações de trem e aeroportos oferecem armários para guardar malas e mochilas, mas é preciso comprar um cadeado firme e não deixar coisas de valor quando o armário não oferecer segurança.

Preço de hotel
Em países de língua estrangeira, confusões ou atos de má fé podem criar uma  diferença entre o preço indicado e a conta final. Peça o valor da diária e o total por escrito para não ter uma supressa desagradável na hora de ir embora.

Carregadores de malas
Não deixe ninguém levar suas malas, principalmente aquelas com computadores, dinheiro e documentos. Guarde-as perto de você e tenha cuidado em lugares lotados como transporte público e estações de ônibus e trem.

Taxistas malandros
Taxistas desonestos são uma ameaça para turistas mundo afora. Tanto no Brasil como no exterior, é preciso informar-se bem sobre preços e trajetos de táxi para não pagar preços inflacionados e injustos, e pegar carros de confiança para não sofrer assaltos ou situações do tipo.

Batedores de carteira
Outra categoria que tem turistas entre suas vítimas prediletas são os batedores de carteiras, que usam numerosas técnicas das mais criativas para distrair e roubar os turistas, ou tirar carteiras, dinheiro e outros objetos de valor sorrateiramente de bolsos de jaquetas, calças e mochilas. Em lugares turísticos e  no transporte público lotados, fique duplamente atento e deixe dinheiro, documentos e carteira em pochetes e bolsos internos.

Falsificações
Hoje em dia todo tipo de passagem ou ingresso pode ser falsificado de maneira muito realista. Então, na hora de comprar passagens de ônibus e metrô ou ingressos de shows e eventos esportivos, fuja de cambistas e compre apenas em pontos autorizados.

Ligações e crédito de celular
Cabines informais de telefone podem abusar de preços na hora de cobrar ligações internacionais durante uma viagem, por isso, consulte os valores antes de telefonar. Outro golpe praticado nesses lugares é o de vender crédito de celular para telefones pré-pagos e não creditar o valor.

Boa viagem!


Guilherme Cury1450 Posts

29 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register