Como superar o término do relacionamento

Término de namoro

Terminar um relacionamento nem sempre é fácil. Em alguns casos, podemos ter pensamentos conflitantes e sofrimento pelo término.

Para amenizar os efeitos negativos do término de uma relação, separei algumas dicas que irão te ajudar a esquecer ela e partir para outra sem ter que sofrer tanto.

Tenha em mente que a superação do término depende apenas de você mesmo e somente você pode mudar as circunstâncias para não sofrer.

Reflita sobre as dicas e veja quais podem te ajudar.

Mude a sua rotina

Após o término de uma relação é interessante buscar por novas atividades e tentar modificar, dentro do possível, a sua rotina diária.

Isso serve para afastar o pensamento da sua ex. O interessante é modificar as atividades que você fazia com ela, buscando por novos lugares e formas diferentes de realizar algumas atividades.

Policie os seus pensamentos

Isso significa prestar atenção no que você está pensando para modificar o foco dos seus pensamentos. Ou seja, sempre que você pensar nela, modifique o pensamento para outra coisa, que não tenha relação com ela.

Conheça pessoas novas

Conhecer pessoas novas é uma ótima maneira de conversar sobre novos assuntos e ter novas experiências.

Se essas pessoas não tiverem nenhuma relação com a sua ex, a coisa fica melhor ainda. Afinal, quanto menos você pensar nela, melhor será para você (pelo menos no início).

Recorra aos amigos

Os amigos sempre são uma boa opção para te ajudar a esquecer a sua ex. Eles vão te dar a opção de desabafar um pouco, além de serem mais realistas com você, te falando coisas que geralmente irão te fazer refletir e modificar algumas de suas opiniões.

Passar um bom tempo com os amigos é uma ótima forma de parar de pensar nela e ter um bom momento com pessoas que são importantes na sua vida.

amigos-comendo

Devolva as coisas dela

Evite ficar com os pertences dela. Quando algo dela fica com você, isso deixa uma pequena esperança. Seja a esperança de vê-la novamente, ou de que ela irá buscar esses pertences e vocês voltem.

Por isso, é muito importante devolver tudo que seja dela. Isso pode ser difícil, pois deixa claro que acabou o relacionamento, mas é necessário.

Modifique o que te faz pensar nela

Se tiver algo na sua casa que te faz pensar nela, talvez seja interessante dar um jeito nisso. Busque modificar a disposição dos móveis na sua casa e esconda (pelo menos no começo) os presentes que ela te deu.

Isso ameniza o sofrimento no início. Com o tempo você poderá deixar as coisas como estavam sem que isso te traga lembranças dela.

Descubra novas atividades

Comece a fazer coisas que antes você não fazia. Isso ocupa o seu tempo e a sua mente, além de não ter nenhuma relação com ela.

Isso deixa claro que você é capaz de seguir em frente e continuar se modificando, mesmo estando sem ela. Com o tempo você passa a se acostumar com a idéia de não estar mais com ela.

poker-amigos

Tenha atividades que te façam parar de pensar nela

No início pode ser difícil não pensar nela. Por isso, é importante buscar por atividades que ocupem a sua mente e desviem completamente os seus pensamentos.

Atividades que envolvam a cognição e as atividades físicas podem ser muito interessantes para isso.

Evite manter contato

Uma dica muito importante é não manter contato com ela no início. Apague qualquer forma que você tenha de conseguir falar com ela. Isso evita que você tenha uma recaída. Sempre que bater a saudade e você quiser falar com ela, você vai saber que não tem como.

Se vocês quiserem continuar como amigos, é preciso primeiro passar um tempo separados, para depois voltar a se comunicar. Esse tempo serve para superar o término sem muito sofrimento.

Não beba para esquecer

Não se esqueça disso. Jamais beba para esquecer. Se você estiver sofrendo por ela e pensa que beber irá ajudar, você está muito enganado!

A bebida acaba potencializando os seus sentimentos. Se você beber quando estiver triste, é possível que você fique ainda mais triste e faça coisas que não deveriam (como ligar para ela, aparecer na casa dela bêbado e assim por diante).

Caso queira beber, faça de uma forma consciente, sabendo que não irá resolver nada. Na verdade, a bebida, nesses momentos, pode piorar a situação.

man-drinking-bar

Essas são algumas dicas fundamentais para você não sofrer tanto com o término de um relacionamento. Mas o mais importante é saber que sempre acontece o melhor para você. Se não foi dessa vez, saiba que você ainda vai encontrar alguém que vai te fazer ainda mais feliz.


Leonardo Luchetta459 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register