Como parecer ser mais inteligente

homem-inteligente

A inteligência é um tema complexo, pois não há como, efetivamente, mensurar a inteligência de alguém. Há apenas como mensurar alguns aspectos da inteligência (ou alguns tipos de inteligência).

Mas nem sempre esses dados são completamente fiéis e verdadeiros.

Independentemente de quão inteligente alguém for, no fundo, não basta apenas ser inteligência, é preciso demonstrar. Para isso, existem alguns truques.

É interessante pensar que o outro nos julga através do que ele pode observar, ou seja, demonstrar inteligência é fazer com que o outro te perceba como inteligente. E você pode ajudar para que o outro te veja dessa forma. Confira algumas dicas:

Demonstre entender o que você escuta ou lê.

Quando alguém te falar algo, preste atenção e argumente sobre o que ele falou, assim você deixa claro que sabe realmente o que ele está falando. É interessante repetir algumas palavras-chave que ele utilizou.

O mesmo acontece com algo que você lê. Grave algumas palavras do texto e comente sobre elas. Assim você passa a impressão de ter um bom conhecimento sobre o assunto.

amigos-conversando

Seja educado.

Nós automaticamente associamos as pessoas educadas às pessoas inteligentes. Assim, quanto mais educado você for em uma relação, mais inteligente você parecerá para o outro.

Não fique “se gabando” de suas conquistas.

As pessoas inteligentes sabem que são inteligentes e por isso não sentem a necessidade de tentar demonstrar isso para os outros.

Por isso, evite tentar se “gabar” de algumas atitudes para parecer mais inteligente. Conte os fatos como eles realmente ocorreram e o outro irá tirar as próprias conclusões.

Use óculos de grau.

O óculos está associado a inteligência. As pessoas tendem a perceber quem usa óculos como alguém estudioso, concentrado e inteligente. Principalmente quando se trata daqueles óculos de leitura e óculos mais formais. Por isso, quem tem necessidade oftalmológica de usar óculos, não tenha vergonha de utilizar isso a seu favor.

oculos-de-grau-masculino

Evite comentários preconceituosos.

Os comentários preconceituosos são típicos de pessoas com pouca informação. Quando você faz um comentário muito pessoal que seja preconceituoso em uma sala com muitas pessoas que possam pensar diferente de você, logo você será visto como alguém não muito inteligente.

Saiba que algumas opiniões nós devemos guardar para nós mesmos.

Demonstre perceber que as coisas são complexas.

Essa é uma característica das pessoas inteligentes. Elas sabem que as coisas geralmente são mais complicadas do que parecem e que tudo tem mais de uma versão.

Por isso, você não deve acreditar somente em uma verdade única. Demonstre que você também reflete sobre outras caracterizas de um mesmo fato.

Fale de maneira assertiva e no tom certo.

A forma de falar também é importante. Quando você fala no tom de voz certo, de uma maneira assertiva, o outro passa a te ver de uma maneira mais positiva. As pessoas inteligentes não precisam gritar para serem ouvidos, os outros que fazem silêncio para ouvir o que elas têm a dizer.

casal-conversando

Emita opiniões com embasamento.

Evite ficar falando sua opinião sem ter algum tipo de conhecimento sobre o assunto. Por isso é interessante ler e ter fatos sobre o que você está falando. Assim o outro passa a confiar mais no que você diz. Lembre-se também de falar apenas quando o outro quer te escutar. Evite tentar impor as coisas para os outros.

Comporte-se de forma cordial.

Comportar-se de forma cordial significa ir além da boa educação. Significa ter uma boa postura, saber dar um bom aperto de mão e, principalmente, olhar nos olhos das pessoas que você está conversando.

Quanto mais postura você tiver, mais bem visto você será.

homem-conversando-bar

A vestimenta é importante.

Vista-se bem. Nós temos o costume de julgar o outro pela forma como ele está vestido. Se você estiver bem vestido, o outro irá te perceber de uma maneira positiva. Isso é algo automático que fazemos sem perceber. Portanto, lembre-se de cuidar do seu visual e da sua vestimenta.


Leonardo Luchetta483 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register