Como diminuir o sofrimento por algo que já aconteceu

homem-sofrendo

Todos nós temos acontecimentos em nossas vidas que gostaríamos de modificar algo, ou problemas que passamos e ainda sofremos por eles, principalmente porque imaginamos que poderíamos ter agido de forma diferente.

É muito comum sofrermos na atualidade por causa de acontecimentos passados. Mas será que existe algo que possamos fazer para modificar isso?

Diminuir o sofrimento depende de cada pessoa, mas algumas atitudes podem nos ajudar a ter uma percepção diferenciada do que ocorreu e até mesmo a superar alguns acontecimentos que nos trazem dor.

Pensando nisso resolvi criar algumas dicas do que você pode fazer para tentar amenizar o seu sofrimento por um acontecimento que já faz parte do passado.

Pare de fantasiar.

Muitas vezes nós sofremos porque ficamos fantasiando com o passado. Nós criamos cenários em que tomaríamos outra atitude, que teríamos feito as coisas diferentes e então não sofreríamos as consequências.

Ou ficamos imaginando como seria se não tivessemos feito isso ou aquilo. Criamos cenários alternativos para evitar termos passado pelo acontecimento que nos traz sofrimento.

Porém, isso apenas faz com que continuemos a pensar no que ocorreu e não nos ajuda a parar de sofrer. Muito pelo contrário, quanto mais ficamos lembrando do que ocorreu, mesmo quando criamos cenários alternativos, nós continuamos sofrendo e revivendo as sensações do passado. Ou seja, continuamos sofrendo.

homem-refletindo

Não busque culpados.

Em acontecimentos negativos nós geralmente tentamos buscar culpados. No geral, culpamos as pessoas ou situações para tentar amenizar o nosso sofrimentos.

Mas isso não faz com que o sofrimento diminua. Faz apenas com que tentemos fugir da nossa responsabilidade, sem lidar com os acontecimentos.

Por isso é importante parar de buscar culpados pelos acontecimentos e tentar nos responsabilizar pelos nossos erros (além de crescermos com eles).

Não guarde só para você.

Compartilhar experiências dolorosas é uma ótima forma de lidar com elas, pois quando comunicamos verbalmente nossas dores, conseguimos amenizar o sofrimento e temos o sentimento que o outro está nos ajudando a lidar com o peso da dor.

Por isso é muito importante ter pessoas confiáveis para conversar e comunicar os acontecimentos e pensamentos que te trazem algum tipo de sofrimento.

Quanto mais você sentir que pode se abrir e contar para os outros o que passou, mais você se sentirá aliviado, tendo menos necessidade de pensar sobre o que ocorreu. Diminuindo significativamente o sofrimento.

conversando-amigo-bravo

Aceitar a realidade.

Precisamos ter em mente que não dá para modificar o passado.

Infelizmente não conseguimos voltar atrás para consertar os nossos erros e de nada adianta ficar pensando e fantasiando sobre eles no futuro. É preciso aceitar a realidade e ressignificar os acontecimentos para que eles parem de nos afetar negativamente.

Quando se trata de ressignificar, o profissional de psicologia é ideal para te auxiliar nisso. Portanto, se você está passando por um momento de grande sofrimento, o psicólogo pode ser uma alternativa interessante.

O mais importante é diminuir o sofrimento sem que isso te traga prejuízos e, principalmente, que você consiga melhorar as possibilidades futuras, aprendendo com o que ocorreu, deixando de ficar preso ao passado.

Quanto mais você conseguir aceitar o passado, sem ficar imaginando como seria se as coisas tivessem ocorrido de maneira diferente, mais você estará aberto para um novo futuro, onde esse sofrimento não faz mais parte de você.


Leonardo Luchetta483 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register