As principais consequências do ciúme no relacionamento

ciumes

Recentemente algumas pessoas vem me perguntando quais são os principais problemas acarretados no relacionamento em consequência do ciúme excessivo. Pude perceber que as pessoas que fizeram este questionamento, geralmente homens, são os mais ciumentos da relação. Este artigo portanto é um resumo do que conversei com estas pessoas, a fim de demonstrar como o ciúme pode ser prejudicial na relação, diminuindo assim, a qualidade e a longevidade da mesma.

Separamos os principais tópicos da conversa mencionada acima e vamos esclarecer aqui. Lembrando que já temos um artigo publicado sobre como agir frente ao ciúmes. Portanto, vamos aos principais problema do ciúme para a relação amorosa.

ciumeFalta de confiança.

Um dos grandes problemas do ciúme é que ele demonstra o quanto está faltando confiança na relação. A pessoa com ciúme geralmente desconfia que o outro pode estar tendo comportamentos negativos, que possam de alguma maneira contribuir para o término da relação, trazendo assim, o sofrimento. Comportamentos obsessivos, medo da perda e tentativa de controlar a relação estão relacionadas portanto, a falta de confiança na parceira.

Esta falta de confiança com o tempo pode fazer com que a parceira sinta-se sufocada na relação, perdendo o interesse pela mesma e até levando-a as últimas consequências, que seria o término. Acarretando também o sofrimento, que era até então tão temido.

Agressividade na relação.

Algumas pessoas tornam-se irracionais quando se deixam levar pelo sentimento negativo que é consequência do ciúme. Os pensamentos negativos que as levam a crer que o outro está se comportando de forma inadequada (podendo isto ser verdade ou não) acabam virando “justificativas” para que a pessoa torne-se hostil e até mesmo agressiva com a outra. Esta agressividade, com o tempo pode tornar-se cada vez mais frequente, principalmente quando o ciúme não é tratado, fazendo com que o relacionamento torne-se inviável para ambos.

Os casos de ciúmes mais graves, que podem ser patológicos, necessitam de tratamento com profissionais especializados, caso contrário, este sempre será um problema para qualquer relação que você tenha durante a sua vida. Psicólogos são muito requisitados neste momento para trazer qualidade de vida e até mesmo retomar a qualidade da relação.

Desgaste da relação.

O ciúme em si, geralmente tem como consequência brigas corriqueiras, acarretando muito desgaste na relação, principalmente para a parceira da pessoa ciumenta, que começa a sentir-se sufocada, como se cada comportamento seu fosse justificativa para o parceiro sentir ciúmes. Este desgaste na relação é a principal causa de muitos relacionamentos terminarem, principalmente pelo sofrimento causado devido ao ciúme, que pode transformar, de uma hora para outra, bons momentos em um grande pesadelo por alguma “bobagem”.

Falta de comunicação.ciumes

Com o tempo, a qualidade da comunicação de uma relação onde o ciúme se encontra muito presente, diminui drasticamente. Um dos principais motivos para isto ocorrer é por que a pessoa que convive com o ciumento, com o tempo para de contar suas experiências do dia a dia, pois o ciumento geralmente encontra algo para sentir ciúmes.

Outro grande motivo para que ocorra esta queda na qualidade da comunicação, é que por razão do ciúmes, os integrantes do relacionamento podem começar a se tratar de forma mais agressiva, fazendo com que acabe o respeito na relação.

O término da relação.

Esta é a principal consequência do ciúme na relação. Com todos os aspectos negativos que existem concomitantemente ao ciúme, dificilmente uma relação consegue manter-se saudável e estável. É possível afirmar então, que em uma relação em que o ciúme existe de forma frequente, ela estará fadada ao fracasso.

Por isto, se faz importante buscar algum tipo de ajuda, para que seja possível reverter esta situação o quanto antes. O ciúme pode ser combatido através da busca pelo autoconhecimento e principalmente pela busca de suas causas, que quando descobertas, podem ser refletidas e trabalhadas para deixarem de existir. Um relacionamento pode tornar-se saudável novamente quando esta variável negativa (o ciúme) é retirada.


Guilherme Cury1471 Posts

29 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register