As desvantagens de trabalhar em casa

Trabalhando-em-casa1-739x360 (Custom)

Na vida corrida da atualidade muitos desejam trabalhar em casa. Diversos sites falam das vantagens de poder fazer o seu horário, trabalhar de pijama – sim, isso acontece – não ter ninguém te cobrando, enfim, estar no conforto do lar, com a família, sem pegar trânsito ou se arrumar e ganhar dinheiro mesmo assim.

Por diversos anos, trabalhei em empresas. Com o tempo, fui acrescentando trabalhos em casa até migrar completamente. Já trabalho exclusivamente de casa há quase 2 anos.

Apesar de serem todas grandes vantagens, existem grandes desvantagens que ninguém fala.

Solidão

Ao trabalhar em casa, você não está em contato com outras pessoas. Está isolado na sua moradia e todo contato que você faz com clientes e parceiros é via e-mail, skype e telefone – ok, atualmente é assim até na maior parte das empresas – e não tem a interação física. Não tem colegas de trabalho e quando quiser falar com alguém, vai ter que usar algum chat de rede social ou mensageiro instantâneo, o que leva ao próximo problema. 

Distrações

Você está em casa. Olha para um lado e a cama está te chamando. No outro, tem um videogame com Watchdogs – que acabou de comprar – te esperando. Se você mora com mais alguém , seja sua família, namorada ou amigos e as pessoas estiverem em casa – principalmente fazendo as coisas que você gosta – é muito difícil continuar trabalhando. É preciso ser muito responsável e dedicado.

Sem cobranças

O que muitos acham algo bom, pode se tornar o seu maior inimigo. A maioria das pessoas precisa ser cobrada para fazer suas tarefas, mesmo que seja algo bom para si. Por exemplo, nos cursos que leciono, eu preciso colocar metas, atividades e exigir que sejam feitas para o aluno assistir a próxima aula. Quem vai evoluir é apenas o aluno, mas eu preciso praticamente obrigar alguns deles a fazerem suas tarefas para aproveitarem os ensinamentos.

Se você compra uma esteira, bicicleta ergométrica ou monta uma academia em casa, geralmente o que ocorre? Ficam paradas em um canto, acumulando poeira. Já indo à academia – se você não for um daqueles que frequenta academias para tirar fotos para o instagram e fazer o social -, comumente você treina.

Se ninguém te cobra e não deve satisfações a um chefe, as únicas coisas que te farão cumprir suas obrigações são a sua força de vontade e disciplina.

Trabalhar demais

O trabalho enobrece o homem, mas tudo tem limite. Deve exigir a hora de parar, de lazer e de conviver com outras pessoas.

Esse é um dos maiores problemas de quem trabalha em casa e eu que ainda luto para vencê-lo. Se você está em um local que o que te separa do trabalho é apenas um clique no programa de e-mail ou abrir o seu site – principalmente quando você está em um grande projeto ou precisa de dinheiro – é muito difícil não trabalhar o tempo todo.

Ano passado, por duas semanas trabalhei em torno de 18 a 20 horas diárias. Parei academia e fazia as refeições ao lado do computador. Fiquei tão tenso que ninguém me aguentava mais. Tive que perceber isso, impor um limite de horário e me obrigar a fazer hobbies e a dormir mais.

Mobília

Não é todo mundo que possui os móveis adequados para trabalhar. Claro que você pode colocar o laptop em qualquer lugar, mas como você passa muitas horas sentado, no fim do dia suas costas podem estar te matando. No início, cansei de trabalhar em pé, com o laptop na mesa da cozinha americana, pois não aguentava mais ficar em banquetas.

Conclusão

Trabalhar em casa, como qualquer coisa, tem vantagens e desvantagens. Cada um tem que analisar e ver se vale a pena para si mesmo. Para mim, só por não perder horas no trânsito, já vale a pena.


Alexandre Chollet115 Posts

Blogueiro, escritor, e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

2 Comentários

  • Danilo Soares Reply

    10 de junho de 2014 at 20:33

    Muito bom seu material Alexandre .. sao aspectos muito importantes mesmo mas voce tem razao .. a falta de ‘pressao’ é uma coisa ruim e é preciso uma forte organizaçao do tempo para superar isso.

    • Alexandre Chollet Reply

      10 de junho de 2014 at 21:19

      Muito obrigado, Danilo!

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register