As características de uma pessoa calma

homem-tranquilo

Quando pensamos em pessoas calmas, geralmente lembramos de pessoas serenas, que falam em um tom de voz satisfatório (quase baixo), que não brigam e nem falam palavrão.

Mas essas não são necessariamente as características de uma pessoa calma, muito pelo contrário.

Na verdade, a pessoa calma é aquela que aprende a lidar com as situações de uma forma tranquila, sem “perder a cabeça”. Afinal, é muito fácil ficar calmo quando tudo está ocorrendo da melhor maneira possível, o difícil é permanecer assim quando as coisas estão se complicando.

Pensando nisso, separei algumas características das pessoas calmas para que seja possível perceber o que realmente significa ser uma pessoa calma. É preciso ter em mente que não se trata de tipos de personalidade e sim da forma como cada um reage aos estímulos do ambiente.

Conheça 5 características das pessoas calmas:

Saber lidar com situações conflitantes.

Essa é a principal característica das pessoas calmas.

Elas são calmas pois reagem calmamente nas situações de conflito. Ou seja, elas permanecem serenas, mesmo quando o ambiente está estressante. Por mais difícil que isso possa ser, é a melhor forma de tomar a decisão correta e não entrar na “pilha” dos outros.

Percebem a sua reação.

As pessoas calmas sabem que são calmas. Ou seja, elas agem calmamente de uma forma consciente.

Geralmente fazem isso para que os outros não entrem em pânico.

Ou seja, a pessoa calma escolheu ser assim e age dessa forma por um propósito.

Não estou dizendo que é fácil fazer isso, mas estou afirmando que agir calmamente em um momento conflituoso é uma escolha (assim como é uma escolha se entregar ao estresse e “perder a cabeça”).

Sabem o que devem evitar.

Para continuarem calmas, essas pessoas precisam evitar algumas situações. Afinal, não dá para ser calmo o tempo todo. Mas dá para evitar situações que nos deixariam estressados.

Ou seja, não se trata apenas de ser calmo, trata-se de saber como ficar calmo, evitando algumas situações que seria impossível permanecer dessa maneira.

Tenha em mente que algumas situações que te deixam bravo, não necessariamente deixariam o outro, assim como há situações que você vivencia que o outro não conseguiria.

homem sorriso

Ela tem autoconhecimento.

Ou seja, as pessoas calmas acabam tendo um bom conhecimento delas mesmas, sabendo até que ponto elas podem suportar determinada situação e o que elas podem ou não podem fazer.

Para isso ser possível é preciso buscar pelo autoconhecimento, compreendendo os sentimentos que as situações fazem emergir.

A busca por serenidade.

A pessoa calma não é calma à toa. Muito pelo contrário.

Geralmente, para conseguir lidar calmamente com as situações, é preciso buscar por serenidade. Ou seja, é preciso encontrar o que te faz se sentir bem, sereno e calmo. Para que isso se torne uma constante na sua vida. Assim ,fica muito mais fácil lidar com as situações adversas.


Leonardo Luchetta431 Posts

Escreve artigos para a internet na metade do tempo. Na outra metade se prepara para tornar-se psicólogo clínico. Nas horas vagas, vaga!

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register