Aprenda a lidar melhor com a timidez

homem-envergonhado

A timidez pode ser classificada como uma dificuldade em interagir com outras pessoas, principalmente pessoas desconhecidas, além da dificuldade em falar em público e lidar com grupos.

Ela está presente na vida de todos nós, em maior ou menor grau. Sempre vai existir uma situação em que ficamos mais tímidos (querendo ou não).

O problema ocorre quando esse sentimento se torna constante e temos dificuldade para lidar com as nossas responsabilidades diárias. Pensando nisso, resolvemos criar dicas de como lidar com a timidez e treinar as suas habilidades sociais.

Perceba o que te deixa mais tímido.

Veja bem, o tímido não é tímido o tempo todo. Geralmente são algumas situações que fazem com que tenhamos dificuldades em interagir com os outros.

Por isso é muito importante perceber e classificar essas situações, para que assim você saiba o que realmente te deixa tímido (quais situações isso ocorreu, o que você sentiu, o que você queria fazer e assim por diante).

Não finja que está tudo bem.

Muitas pessoas tentam disfarçar a timidez e acabam agindo de maneira estranha e desapropriada. Por isso, nada de fingir que está tudo bem (quando não está).

É muito mais seguro e recomendado perceber e até mesmo demonstrar que você está se sentindo desconfortável com uma situação do que tentar agir de forma diferente. Pelo menos no início.

envergonhado

Tente se acostumar com as situações.

Agora que você já sabe os momentos e situações que fazem com que você fique mais tímido, você terá que enfrentar essas situações.

Muitas pessoas tímidas acabam evitando fazer algumas atividades por medo ou para não terem que enfrentar seus problemas. Mas dessa forma elas vão continuar sendo tímidas para sempre.

Por isso, passe a tentar interagir mais com as pessoas e se acostumar com essas situações. Quanto mais você se sentir seguro em enfrentar determinada situação, menos desconfortável você vai ficar.

Enfrente as situações constrangedoras.

Agora que você está se acostumando com as situações em público, tente enfrentar o seu medo e realizar atividades que antes você não conseguiria. O treinar é a melhor maneira de conseguir realizar as atividades.

Mesmo que você continue ficando nervoso (de receio) em algumas situações, enfrentá-las e obter sucesso será uma ótima forma de melhorar.

Digamos que você fica tímido perto de mulheres bonitas e não consegue falar com elas.

Nesse caso seria interessante tentar conversar com as mulheres em geral e com o tempo tentar se aproximar das que você acha bonita, tentando manter um diálogo. No futuro será possível conversar com mulheres (tanto as que você julga bonita com as que não) de uma forma comum.

pokemon-go-paquera

Treine as suas habilidades sociais.

As habilidades sociais são as suas técnicas para interagir e se comunicar com pessoas e grupos. Os tímidos geralmente não treinam essas habilidades e por isso ficam mais constrangidos.

Portanto, sempre que você tiver oportunidade, tente treinar suas habilidades de conversação (tanto para iniciar quanto para manter uma conversa com pessoas estranhas).

Com o tempo você verá que conversar com um estranho é tão simples quanto conversar com um conhecido. O importante é criar um repertório e não ficar fugindo das conversas.

Tenha paciência.

É importante ser paciente e saber que nossas dificuldades não acabam da noite para o dia.

É preciso foco e muito treinamento.

Com o tempo você irá perceber que as suas dificuldades do passado foram superadas, mesmo que de forma lenta. Nunca deixe de tentar melhorar e suplantar as suas dificuldades. Somente com a tentativa e aprendendo com os erros é que você será capaz de se tornar um homem melhor.


Leonardo Luchetta483 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register