A importância de dizer NÃO para as crianças

nao-para-o-filho

Dizer NÃO para as crianças é muito difícil, principalmente quando elas já estão acostumadas a ouvir o SIM com muita frequência.

Mas, no desenvolvimento das crianças, há uma grande lição em dizer não para elas.

Geralmente, o não é mais educativo e significativo para as crianças do que o sim, mas isso não significa que elas irão aceitá-lo com facilidade.

Quando uma criança quer algo, é difícil fazê-la mudar de ideia. Elas geralmente teimam e conseguem o que querem. Por isso, é importante que o não seja realmente um não (uma negativa). Por isso, sempre que você disser não, evite mudar de ideia.

Dessa forma fica mais fácil educar as crianças. Com o tempo, elas passam a respeitar esse não.

Quando o não, realmente significa um não, ele traz alguns benefícios. É sobre esses benefícios que vamos refletir nesse artigo. Confira:

Elas aprendem que nem sempre ganham o que desejam.

O não serve para demonstrar que nem sempre ganhamos o que a gente deseja. A criança irá pedir algo que ela acha que quer, se ela ganhar, então, ela vai acreditar que sempre que ela quiser (ou achar que quer) algo, ela irá ganhar.

Mas não é sempre que a gente ganha o que desejamos. Na maioria das vezes, é muito trabalhoso conseguir algo que nós realmente queremos.

Para nós, adultos, isso já é muito obvio, mas as crianças precisam aprender isso. Não é somente porque elas querem que irão ter.

Outro aprendizado que o não pode trazer é que as coisas não ocorrem como a gente quer.

Eu quero algo, mas sei que talvez não ocorra da forma como eu desejo. Porém, a criança que não recebe uma resposta negativa acredita que as coisas ocorrem exatamente como ela quer, pois, os pais tentam sempre fazer o que ela deseja.

O problema é que ela não irá saber lidar com coisas que não ocorrem como ela quer. Por isso, quanto mais cedo ela aprender que algumas coisas realmente não acontecem como nós queremos, melhor ela irá aprender a lidar com as frustrações.

crianca-depressiva

Elas lidam melhor com as frustrações.

Atualmente temos muitos adultos que não sabem lidar com as suas frustrações. Em alguns casos, a culpa disso está na dificuldade de receber um não.

Quanto mais cedo eles aprendem a lidar com o não, mais fácil será para eles suplantarem as dificuldades e aceitarem as respostas negativas.

Os desejos das crianças ficam mais seletivos.

As crianças que recebem não com mais frequência, evitam ficar pedindo as coisas. Afinal, quando o não se torna mais presente, elas passam a ficar mais seletivas sobre o que irão pedir para os pais.

Já as crianças que sempre recebem sim, acabam pedindo coisas aleatórias, por terem a certeza que irão ganhá-las (como sempre acontece).

crianca-mimada

Elas passam a filtrar o que irão pedir.

Dessa forma, a criança passa a filtrar o que ela irá pedir. Pois aprende que se pedir algo fútil, que ela sabe que não tem necessidade de ganhar, a possibilidade de ter um não é muito grande.

Mas se ela pedir algo que realmente deseja (sendo que ela parou de pedir as coisas com frequência), existirá uma possibilidade dela ganhar.

Por isso, é importante aprender a dizer não para as crianças. Por mais que isso seja difícil, é preciso pensar nos benefícios a longo prazo.


Leonardo Luchetta481 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

  • Yasmin Reply

    8 de março de 2017 at 15:10

    Muito bom o texto!

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register