9 regras básicas para o bom convívio no trabalho

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O convívio no ambiente de trabalho nem sempre é positivo. Isso ocorre por diversos fatores, mas é principalmente por causa da rotina e de pequenos acontecimentos que aos poucos vão prejudicando o convívio entre as pessoas.

Para diminuir os problemas no ambiente de trabalho e prezar pelo bom convívio, visando também a produtividade e o bom resultado da empresa, precisamos seguir algumas regras básicas de comportamentos.

Com essas regras será possível amenizar os conflitos internos e relações mais saudáveis.

Conheça as 9 regras básicas da boa convivência no ambiente de trabalho.

1) Cordialidade.

A cordialidade é fundamental pois com ela passamos a tratar melhor as pessoas com as quais convivemos diariamente, principalmente as que nos relacionamos no trabalho.

Desenvolver comportamentos cordiais com nossos colegas faz com que eles também nos tratem de uma maneira mais amistosa, melhorando os relacionamentos.

2) Respeito.

O respeito é fundamental em qualquer relacionamento. No ambiente de trabalho isso não é diferente. Respeitar o outro é levar em consideração as individualidades, colocando em primeiro lugar o bem estar e o bom convívio.

3) Comunicabilidade.

Uma boa comunicação entre as pessoas é a chave para que tudo funcione adequadamente. Por isso, é importante desenvolver a comunicabilidade no ambiente de trabalho.

A comunicabilidade envolve tanto a forma como nos comunicamos (que deve ser feita de uma forma mais satisfatória), como a possibilidade de se comunicar, independente da situação.

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4) Não julgamento.

O não julgamento é essencial para quem deseja crescer dentro de uma empresa. Isso significa diminuir as criticas e não julgar o outro. Porém, não significa que você precisa deixar de ser seletivo.

Analisar uma situação é diferente de julgar ou criticar.

5) Interesse.

O interesse nesse caso significa estar interessado em realizar as suas responsabilidades e demonstrar vontade de auxiliar os colegas de trabalho.

É o famoso “vestir a camisa” da empresa e fazer valer o seu salário e o seu tempo gasto no dia a dia.

6) Rapidez.

Nesse caso, a rapidez não significa fazer tudo em velocidade. Significa ser prestativo e ter rapidez na hora de conversar e responder os outros. Mesmo que você leve tempo para realizar as suas atividades, quando se trata de responder aos outros, para falar sobre essas atividades ou para demonstrar o desenvolvimento dela, você deve ser rápido.

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7) Motivação.

Estar motivado para realizar as suas atividades é fundamental para conseguir manter um bom desempenho no trabalho. Os gestores devem prezar pela motivação de seus colaboradores, assim como eles também devem buscar caminhos para também se manterem motivados.

8) Objetividade.

Nós precisamos sempre traçar e manter um objetivo e metas em nossas vidas para que tenhamos motivos para continuar batalhando. No ambiente de trabalho isso não é diferente.

Por isso, tente sempre traçar novos objetivos para ter novos significados no seu dia a dia.

Quando uma equipe passa a ter objetivos em comum, o relacionamento fica ainda melhor, assim como o rendimento de toda a equipe de trabalho.

9) Abertura.

A abertura significa estar aberto para as novas possibilidades que possam surgir no ambiente de trabalho.

É estar aberto às mudanças, que são tão comuns em nossas vidas. Quando estamos abertos para as mudanças, conseguimos lidar com elas de maneira mais satisfatória.


Leonardo Luchetta482 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

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