8 passos para preparar o churrasco perfeito

churrasco-barbecue

O churrasco é, sem sombra de dúvidas, uma paixão nacional! Símbolo da confraternização, é a comida perfeita para acompanhar o futebol com os amigos e os encontros de fim de semana com a família. Pilotar a churrasqueira, no entanto, é assumir a responsabilidade do evento. E o primeiro passo é escolher a carne ideal para as altas temperaturas da churrasqueira. Os cortes maturados são ideais para o preparo na brasa e garantem o sucesso e a alegria de todos, independente das habilidades do churrasqueiro.

A textura macia e a suculência da carne maturada são requisitos essenciais para apreciar o verdadeiro sabor do churrasco. Cada vez mais presente nos açougues e nos supermercados, a carne passa por um processo em que fica submetida, por um determinado tempo, a condições controladas de temperatura, que quebram as fibras através de uma atividade enzimática natural, sem a adição de qualquer conservante químico.

Após a escolha da carne, a manipulação, o armazenamento e o tempero são procedimentos importantes durante o preparo. Além disso, a forma de acender a churrasqueira e a melhor posição para o braseiro também fazem a diferença.

Confira abaixo os oito passos para garantir o churrasco perfeito:

1) Armazenamento.

Retire a carne da geladeira somente 30 minutos antes de levar para a brasa. Desse modo, a peça recupera suas características de cor e odor e absorve melhor o tempero.

2) Manipulação.

Para acabar com qualquer dúvida, a carne nunca deve ser lavada. A suculência dos cortes é garantida pelo suco da própria peça, que mantém a peça úmida.

3) Tempero.

Sal e fogo! Quase sempre, essa é a premissa que deve valer, inclusive quando o assunto é nosso bom churrasco – nesse caso, deixe o refinado de lado e use o tipo grosso.

churrasco-sal-grosso

4) Equipamento obrigatório.

Uma faca boa é sempre bem-vinda. E todo churrasqueiro que se preze tem seu equipamento coringa! Além disso, é importante ter em mãos uma boa tábua de corte, grelha, espetos e pegadores para o manuseamento da carne na grelha.

5) Brasa.

Escolha sempre carvão de boa qualidade, com pedaços grandes e secos. Assim, você vai acender a churrasqueira de maneira mais fácil, e o braseiro se formará rapidamente, fazendo com que o ar circule bem. É importante manter uma temperatura constante e controlada, sem labaredas. Todas as vezes que for preciso abastecer a churrasqueira novamente, a dica é colocar o novo carvão na lateral do equipamento e nunca em cima da brasa já formada.

6) Fogo.

Estilo e intensidade mudam de acordo com o preparo desejado. Tome sempre cuidado com a distância da grelha e do braseiro, para obter o ponto perfeito. Para grelhar, use a parte mais baixa da churrasqueira e menos tempo de cada lado da carne. Com o braseiro forte, deixe, normalmente, a carne de cinco a oito minutos de cada lado. Se a ideia é assar, utilize a parte mais alta da churrasqueira, trabalhando com temperatura mais baixa e tempo maior de cocção – pode-se até usar espeto giratório, especialmente no caso de peças maiores de carne.

churrasco-hyatt

7) Grelha.

Se você for usar grelha, lembre de aquecê-la antes de colocar a carne para assar. Além disso, as peças nunca devem ser colocadas na brasa em momentos de labareda.

Vale lembrar que se você for usar a grelha, lembre-se sempre de virar a carne com um pegador e não com garfo ou qualquer outro acessório que perfure a carne. Isso para evitar que o suco da carne escorra, fazendo com que ela fique seca e dura.

8) Ponto.

O tempo na churrasqueira não é o único fator importante para saber o momento em que o ponto do corte atinge a perfeição. A percepção do churrasqueiro é essencial! No momento em que o suco da carne fica aparente, significa que a carne já está pronta para virar. Repita o processo do outro lado do corte e o ponto estará perfeito.

picanha-fatiada

Fonte: Academia da Carne Friboi.


Guilherme Cury1466 Posts

29 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register