7 exames de saúde que todo homem precisa fazer pelo menos uma vez na vida

Exame Saúde

Se você se parece comigo, você odeia ir ao médico. Mas a gente sabe, lá no fundo, que quanto antes a gente descobre algum problema de saúde, mais fácil e possível é chegar na cura e se reestabelecer.

Então presta atenção nesses 7 exames que todo homem precisa fazer:

Colesterol

A Associação Americana do Coração recomenda que os homens controlem o colesterol a cada 4 anos, a partir do momento que fazem 20. Homens têm uma tendência maior do que as mulheres a terem problemas cardíacos e uma das grandes causas disso é o colesterol. O colesterol é avaliado a partir de um exame de sangue.

DST

Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem passar até 10 anos sem sintomas.  Por isso, mesmo que você viva numa relação monogâmica, talvez seja uma boa ideia fazer um exame de DST. No Brasil, alguns exames podem ser feitos gratuitamente.

Diabetes

Não são só os gordinhos que têm que ficar espertos. Todo mundo que gosta de um doce ou tem histórico familiar, pode testar pra ver se a diabetes não apareceu. Prevenção com exercícios e cuidado com a alimentação são sempre benvindos.

Colonoscopia

É, eu sei, esse é complicado. Mas quem tem histórico de câncer na família precisa conversar com o médico pra ver a melhor idade pra fazer. Quem não tem, o atual consenso é de se fazer a partir dos 50 anos. Quem não sabe como é, imagine uma mini câmera entrando em você por trás e fuçando seu intestino pra ver se tá tudo ok por lá.

Exame de próstata

Deve ser feito com um médico de confiança, pois há casos de erros de diagnóstico. De qualquer forma, prevenir um câncer o quanto antes é sempre bom. A boa notícia é que recentemente os médicos elevaram de 45 pra 50 anos a idade mínima para fazer o teste.

Pressão arterial

Mais comum, dá pra fazer na farmácia e saber se você precisa de remédio ou de mais atividade física. Pressão alta é um problema sério e precisa ser tratada.

Percentual de gordura

Esse é muito legal, principalmente se você faz exercícios. Existem algumas técnicas diferentes pra fazer esse exame, mas o mais comum é medindo as dobras cutâneas, nas quais o examinador belisca você de leve com um aparelhinho. Nada melhor do que saber quanto do seu peso é de músculo e quanto é de gordura. Tá, tem outras coisas bem mais legais, mas eu sou professor de Educação Física, então acho sensacional. De qualquer forma, ter essa informação pode te ajudar a manter sua massa muscular em um bom nível para prevenir problemas conforme vai ficando mais velho.

Tem algum exame que você já fez e acha importante? Comente!

Fonte: Fox News.


Diego Paladini13 Posts

É mestre em Educação Física e MBA em Marketing. Puto da vida por ver tanta gente sedentária, resolveu pegar tudo o que sabe e espalhar por aí em forma de vídeos e posts, pra ajudar as pessoas a colocarem mais saúde nas suas rotinas. Já ouviu 462 desculpas diferentes para não fazer exercício e riu de todas.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register