7 dicas para evitar os sintomas do Jet Lag

dormindo-aviao

“Jet Lag”, para quem não sabe, é o nome dado ao mal-estar causado pela mudança de fuso horário ao realizar viagens de longa distância ao exterior.

O desconforto surge por conta do seu relógio biológico que acaba ficando fora de sincronia devido à alteração nos horários de comer e de dormir, nos quais você já está acostumado no dia a dia. Além disso, dentro do avião, a pressão do ar é mais baixa do que ao nível do mar, impedindo que a quantidade necessária de oxigênio chegue ao cérebro, fator que causa os primeiros sinais do Jet Lag.

Segundo o Dr. Carlos Moreira Kopke, do Centro de Qualidade de Vida (CQV), os sintomas do Jet Lag variam de acordo com a idade, estado de saúde e número de fusos horários percorridos. “A intensidade dos sinais varia de pessoa para pessoa, mas a maioria, principalmente os idosos, sente dores de cabeça e no corpo, irritabilidade, ansiedade, insônia ou sonolência, náuseas, perda de apetite, problemas digestivos e cansaço excessivo, e os efeitos são piores quando se viaja de oeste para leste, isto é, do Brasil para países da África, Europa e Ásia”, relata o especialista que deixou algumas dicas para você evitar os sintomas do Jet Lag:

• Descanse bem antes da viagem;
• Procure chegar cedo ao aeroporto para realizar com calma os procedimentos de check in e evitar estresse;
• Tente beber muita água antes, durante e depois do voo para neutralizar os efeitos de desidratação de ar da cabine seca do avião;
• Coma alimentos leves no avião e evite o consumo de álcool;
• Tente dormir durante o voo, caso já seja noite no seu destino. Tampões, fones de ouvido e máscaras para os olhos podem ajudar a bloquear o ruído e a luz;
• Procure levantar algumas vezes durante o voo. Alongue-se e faça caminhadas pelos corredores do avião.
• Acostumar-se ao novo horário leva tempo. A cada hora de diferença no fuso horário, o organismo precisa de cerca de um dia para se adaptar. Por isso, já no destino, procure fazer caminhadas leves durante o dia, mas evite praticar atividades extenuantes duas horas antes de tentar dormir.


Guilherme Cury1339 Posts

29 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register