7 benefícios do uso da linguagem culta

7 benefícios do uso da linguagem culta

Este artigo tem como finalidade expor alguns exemplos dos benefícios que podemos conseguir ao utilizarmos uma linguagem mais formal no nosso dia a dia, explicando também alguns modos de fazer isso. Antes de passarmos para as dicas, é interessante explicar o que eu estou querendo dizer com a linguagem coloquial. Vamos pensar aqui em linguagem (tanto oral quanto escrita) sem erros, evitando gírias e jargões e até mesmo vícios de linguagem.

Podemos pensar na linguagem culta como o oposto da linguagem coloquial ou informal. Vamos pensar também que junto com a linguagem culta estão as palavras de agradecimento (por favor e obrigado), sendo uma forma mais respeitosa de lidar com o outro, para que assim fique mais fácil o entendimento dos benefícios. Dito isso, vamos então às dicas.

1) As pessoas passam a te respeitar mais.

Quando passamos a utilizar a linguagem culta no nosso dia a dia, isso dá a impressão que nos importamos com o que falamos e principalmente com quem falamos, fazendo então que o outro sinta-se respeitado. O comportamento padrão de quem sente-se respeitado por nós é justamente passar a nos respeitar e, em muitos casos, conversar conosco da mesma maneira que fizemos com ele, utilizando também da linguagem culta.

É claro que não podemos exagerar ou forçar demasiadamente para falar “bonito”. Ao contrário do que possamos pensar, utilizar a linguagem coloquial não significa usar palavras de difícil entendimento ou incomum. Significa utilizar palavras que demonstrem respeito ao outro, cuidado na conversa e até mesmo palavras que não estamos tão acostumados, ou não usaríamos em determinadas ocasiões, como o obrigado e o por favor, por exemplo.

2) Você passa segurança sobre o que está falando.

Utilizando da linguagem culta você acaba deixando transparecer que está seguro sobre o assunto que está conversando. Isso é muito importante nos momentos em que você se sente inseguro para uma apresentação por exemplo, ou sente-se inseguro ao conversar com alguma pessoa que você deseja conquistar a atenção e até mesmo para o momento da paquera.

Para passar segurança é interessante também manter uma postura adequada e fazer o bom uso das palavras. Assim o outro passará a prestar mais atenção no que você tem a dizer.

3) O outro confia mais no que você está falando.

Ao sentir-se respeitado, acreditando que você está seguro sobre o que diz, o outro automaticamente passa a confiar em tudo o que você está falando. Isso ocorre pois sentimos a necessidade de acreditar no outro, principalmente quando o outro fala de uma forma que conseguimos entendê-lo. Dessa forma, um dos grandes benefícios em se comunicar utilizando a linguagem culta é fazer com que o outro confie em você, fazendo com maior facilidade tudo o que você pede.

É claro que é preciso respeitar o outro, sempre utilizando palavras agradáveis e respeitosas. A sua intenção no momento da fala também pode ser percebida pelo outro, portanto se você tiver uma boa intenção, o outro irá entender e confiar no que você diz. Por outro lado, se você tiver intenções, digamos, desrespeitosas, isso também pode ser percebido pelo outro. A intenção da sua fala é tão importante como a forma que você se comunica.

homem-conversando-bar

4) Existem maiores probabilidades do outro aceitar a sua opinião.

Uma consequência de demonstrar-se confiante, e ter a confiança do outro, é fazer com que as suas opiniões, mesmo aquelas que o outro não concorda, passem a ser melhores aceitas por ele, pois você irá comunicá-las de uma forma que o outro irá entender e respeitar.

Para que uma opinião seja aceita, é interessante também aceitar a opinião do outro e, principalmente, evitar dizer que o outro está errado ou discordar dele. Por mais que você tenha uma opinião contrária, é interessante afirmar que você pensa ou percebe as coisas de uma maneira diferente, não afirmando que o outro está errado. Tenha em mente que as duas opiniões podem existir, mesmo que sejam divergentes.

5) Ser compreendido.

Como o outro irá escutá-lo com maior atenção, isso fará então que você passe a ser mais compreendido pelo outro. Dificilmente, ao utilizar uma linguagem culta, você será despercebido ou o seu discurso será ignorado. Isso ocorre basicamente porque as pessoas gostam de ouvir as outras pessoas se comunicarem de uma forma agradável e prazeirosa, e por tratar-se de uma conversa diferenciada, fica mais fácil ainda de o outro prestar atenção em você.

6) Você irá destacar-se dos demais.

Comunicar-se de uma forma diferente também é uma maneira de chamar a atenção e não passar despercebido. Comunicar-se adequadamente faz com que o outro tenha maiores probabilidades de lembrar sobre o que você está falando (pois irá prestar atenção), fazendo assim com que você também seja lembrado, juntamente com a sua fala.

Essa é uma ótima maneira de destacar-se dos demais, principalmente nos momentos em que você precisa ser lembrado e fazer-se percebido no ambiente.

homens conversando

7) O assunto também é importante.

Não adianta depender apenas da linguagem culta para obter todos esses benefícios. É importante também ficar atento aos assuntos que você traz a tona e como você conversa sobre eles. Ter um conhecimento mais aprofundado das coisas faz com que você tenha uma opinião mais interessante, te deixando apto a conversar sobre diversos temas de uma maneira prazeirosa, ampliando tanto a sua consciência quanto a consciência do outro.

Um assunto interessante em conjunto com uma forma culta de comunicar-se, faz com que você torne-se uma pessoa extremamente interessante para os outros, tanto para os amigos quanto para as mulheres e, também, pessoas que você queira chamar atenção. Ficar atento para essas dicas é ter possibilidades de maiores realizações, destacando-se dos demais, obtendo assim os benefícios de comunicar-se adequadamente.


Leonardo Luchetta377 Posts

Escreve artigos para a internet na metade do tempo. Na outra metade se prepara para tornar-se psicólogo clínico. Nas horas vagas, vaga!

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register