5 características de homens inteligentes

homem-inteligente

Sim, homens inteligentes existem. E podemos ver como são através de suas atitudes, e das posturas que adotam com relação a vida. A seguir, veja cinco qualidades que moldam o caráter e a personalidade de homens inteligentes.

Não dão suas opiniões, a menos que tenham sido solicitadas.

O mundo está cheio de pessoas que não param de falar, a toda hora, a todo o momento, sobre uma grande diversidade de assuntos. Não obstante, homens inteligentes, mesmo que sejam eruditos, e saibam de fato muitas coisas sobre uma enorme multiplicidade de assuntos, não ficam transmitindo suas opiniões para todo mundo. São ponderados e discretos, e procuram manifestar interesse nas pessoas, ao invés de exigirem atenção, como é o costume da grande maioria. Uma característica fundamental de homens inteligentes é apresentar uma predisposição muito maior em ouvir do que em falar.

São analíticos, não se deixam levar pelas aparências.

O mundo está cheio de pessoas superficiais, que não sabem ver os seres humanos por aquilo que realmente são, mas apenas por aquilo que parecem ser. Analisar e tentar compreender uma pessoa como um todo, é uma habilidade que pouquíssimas pessoas possuem. Nunca devemos, por exemplo, cometer o erro de repreender uma pessoa por uma falha, ou uma suposta ineficiência de sua parte. E se ela sofre de problemas de saúde que desconhecemos? E se ela possui disfunções e deficiências invisíveis, como narcolepsia, fadiga crônica, transtorno bipolar, ansiedade ou alguma outra disfunção da qual você nunca ouviu falar, e que seriamente compromete sua capacidade em executar as tarefas do dia a dia?

Homens inteligentes têm plena consciência de que o que não vemos em uma pessoa é tão ou mais importante do que aquilo que vemos, e, na verdade, nunca conhecemos as pessoas muito bem. Ao contrário de pessoas simplórias, que são completamente guiadas pelas aparências, homens inteligentes enxergam a vida por uma ótica mais sensível e profunda. Desta maneira, avaliam as pessoas por uma perspectiva infinitamente mais ampla e expansiva, o que também explica o fato de serem indivíduos que estão sempre muito mais dispostos a ajudar do que a julgar.

Jamais são arrogantes ou prepotentes.

Mesmo sendo inteligentes ou sabendo muitas coisas, homens inteligentes têm plena consciência de que os seus méritos e as suas qualidades têm valor apenas para eles próprios. Portanto, seria uma enorme insensatez e uma terrível imprudência ficar se gabando de seu conhecimento, carreira ou privilégios. A inteligência reconhece a humildade como a mais nobre das qualidades, portanto, quanto mais inteligente for uma pessoa, mais propensões a humilde ela terá.

homem-pensando

Homens inteligentes são realistas.

Uma das características mais predominantes de homens inteligentes é o fato de que são realistas. Não são otimistas categóricos, tampouco pessimistas cínicos. Avaliam as possibilidades, nunca colocam obstáculos onde eles não existem, não arrumam desculpas para não fazer uma determinada tarefa e não desperdiçam oportunidades. Mas também não ficam achando que tudo vai dar certo, e não desperdiçam tempo com metas ou objetivos irrealistas. Gostam de economizar tempo, e, acima de tudo, guiados pela lucidez de suas personalidades esclarecidas e adaptáveis, preferem resultados práticos a reuniões letárgicas e arrastadas, e atividades de teor mais dinâmico e funcional.

Homens inteligentes não são radicais.

Defender uma postura ou uma ideologia, seja ela de teor político, religioso ou de qualquer outra esfera de atividades, é algo comum a todos os seres humanos. Não obstante, homens inteligentes são notavelmente ponderados e razoáveis, e não vem problema algum em reconhecer quando estão errados. Gostam de aprender, encaram como importante a ampliação de seus horizontes pessoais, e jamais insistem em uma postura específica, ainda mais quando ela está comprovadamente equivocada. Sempre dispostos a reavaliar suas prospecções, crenças e posicionamentos nos mais diversos âmbitos da vida, sejam elas de cunho político, profissional ou pessoal, homens inteligentes não ficam agrilhoados a uma arrefecida e radical visão de mundo, e não agem como adolescentes contrariados, quando alguém desafia, desmente ou contesta os seus valores. Não precisam ser persuadidos de que estão errados, pois prontamente reconhecem isso quando erram, e não ficam, por insistência ou orgulho, persistindo no erro.

Evidentemente, existem mais qualidades e características que associam a retidão de conduta à inteligência. Não obstante, o seu estudo é uma análise tão fascinante quanto complexa, e que não estará exclusivamente associada à inteligência, embora esta seja um fator preponderante para inúmeros fatores que envolvem comportamento, valores pessoais, e características de caráter e personalidade.

Colaboração: Wagner Hertzog.
Colunista musical, colaborador de periódicos e redator de Caxias do Sul, RS. 


Tudo Para Homens540 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register