30 Regras de conversação para cavalheiros

homens conversando

Este texto foi extraído de um livro publicado em 1875 chamado “Guia de Etiquetas de um Cavalheiro”, escrito por Cecil B. Hartley, também conhecido pelo livro “Life and Times of Col. Daniel Boone”.

As regras de Hartley podem ter mais de 100 anos, todavia elas seguem mais verdadeiras hoje que nunca. Existem coisas óbvias, sim, mas vou confessar: algumas dessas dicas mexeram comigo. Confira abaixo e deixe sua opinião:

1. Ainda que você esteja convencido de que seu oponente está completamente errado, evite debater ardorosamente ou tentar colonizá-lo com suas próprias ideias de modo obstinado. Muitas pessoas dão sua opinião não como quem sugere algo, mas como se estivessem defendendo uma lei divina. Não perca a calma.

2. Tenha para si uma posição política firme e clara, mas não fique desfilando com ela em toda e qualquer ocasião. Acima de tudo, não procure convencer outras pessoas a concordarem com você. Ouça todas as ideias com parcimônia. Se não estiver de acordo, seja educado. Deixe seu oponente pensar que você é um mau político, mas obrigue-o a admitir que você é, antes de tudo, um cavalheiro.

3. Nunca interrompa a fala de outros, mesmo que a pessoa esteja hesitante em busca de uma palavra mais adequada, uma data ou um nome. Forneça a informação apenas se você for solicitado a fazê-lo. Também é absolutamente grosseiro antecipar a história do outro, ou tomar a narrativa de terceiros para você e finalizá-la ao seu modo.

4. Enquanto alguém estiver falando, não confira o relógio, ou olhe ao redor, ou folheie uma revista, ou tome qualquer atitude que demonstre que você está cansado do interlocutor ou de sua história.

5. Durante um diálogo, nunca fale simultaneamente enquanto outra pessoa estiver falando, tampouco eleve sua voz para calar o outro e tomar as rédeas da conversa. Não pose de arrogante ou fale de modo ditatorial.

6. Nunca, a menos que você seja solicitado a isso, fale de seu negócio ou profissão. Limitar sua conversa inteiramente ao seu campo de atuação é pedantismo. Assegure-se que o teor da conversa esteja alinhado ao lugar onde você se encontra.

7. Em uma disputa, se você não é capaz de reconciliar as partes, retire-se. Ao tomar partido em uma discussão onde os participantes perderam o controle, você poderá estar fazendo um ou mesmo dois inimigos.

8. Nunca, durante uma conversa, esforce-se para concentrar a atenção inteiramente em você. Fale de si mesmo, mas bem pouco. Seus amigos irão identificar suas virtudes sem que você tenha que enumerá-las. E o mesmo vale para seus defeitos.

9. Um homem verdadeiramente inteligente e culto em geral é modesto. Ele não se esforça para mostrar que seus interlocutores são inferiores a ele, nem conta vantagens devido ao seu intelecto superior. O homem culto debate com franqueza e simplicidade os tópicos iniciados por outro e estimula a participação de todos no assunto. Suas palavras são marcadas por polidez e respeito aos sentimentos e opiniões dos demais.

amigos-bate-papo-conversa-informal-homens-sentados-no-sofa

10. Um dos maiores elogios que você pode oferecer a alguém e ser um ouvinte interessado e atencioso.

11. Não fique ouvindo a conversa de duas pessoas que se retiraram do grupo para um diálogo mais pessoal.

12. Torne sua participação na conversa tão breve quanto pertinente com relação ao assunto sendo debatido. Evite sermões e histórias tediosas.

13. Se não estiver conversando entre profissionais, o uso de termos técnicos pode ser considerado de mau gosto.

14. Se você se dispõe a fazer piadas com outros, você está automaticamente autorizando os outros a fazerem piada de você.

15. Quando estiver conversando com seus amigos, não os compare entre si. Fale dos méritos de cada um, mas não eleve as virtudes de um contrastando-as com os defeitos de outro.

16. Desvie de qualquer tópico que possa ser prejudicial a um ausente. Um cavalheiro nunca calunia ou se permite ouvir calúnias.

17. Evite frases feitas e faça citações apenas raramente.

18. Fale corretamente seu idioma, mas evite firulas e palavras rebuscadas que fujam do contexto social. E jamais corrija erros de pronúncia dos outros.

19. Tome cuidado para não ser excessivamente divertido e animado ou logo você será conhecido como “o palhaço”, ou “o cara engraçado”, e nenhum outro papel pode ser mais nocivo para sua dignidade de cavalheiro.

grupo conversando

20. Não ostente. Não fique exibindo seu dinheiro, sua riqueza, suas conexões ou seus luxos. Não é educado propagandear sua intimidade com pessoas distintas ou famosas.

21. Fazer citações em língua estrangeira é algo extremamente deselegante. Evite isso.

22. Frases de duplo sentido não cabem na conversa de um cavalheiro.

23. Caso esteja se irritando em uma conversa, mude o tópico ou mantenha-se em silêncio.

24. Não cutuque feridas.

25. Se você fez uma viagem, não fique falando constantemente sobre ela. Nada é mais entediante que alguém que começa cada frase com “Quando eu estive em Paris” ou “Eu na Itália que…”.

26. Quando fizer perguntas sobre alguém que você não conhece, não utilize adjetivos. Caso contrário, você corre o risco de dizer a uma mulher “Quem é aquela criança ridícula?” e ouvir como resposta “Minha filha”.

27. Não xingue. Em uma mulher, é uma atitude detestável. Em um homem, um hábito desprezível.

28. Não adule. Um elogio delicado é permitido e desejável, mas a adulação é nojenta.

29. Uma dama se sentirá mais valorizada se você conversar com ela sobre assuntos interessantes, instrutivos e de bom gosto – bem mais do que se você se perder em infinitos elogios à sua beleza.

30. Procure tornar sua conversa amável, franca, educada, pertinente e livre de afetações, e você será visto e tratado sempre como um verdadeiro Cavalheiro.

Conversas

Colaboração: Alessandro Loila.


Tudo Para Homens529 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register